šŸ“° Curso de capacitaĆ§Ć£o de Meliponicultura em AraƧuaĆ­

AtravĆ©s do SENAR (ServiƧo Nacional de Aprendizagem Rural) foram realizados, com estĆ­mulo do Projeto JataĆ­ do Vale, cursos de capacitaƧƵes para o manejo das abelhas sem ferrĆ£o e a produĆ§Ć£o racional de mel.
A proposta de integraĆ§Ć£o ao projeto Ć© inclusa nos cursos para assim motivar os futuros produtores apresentando-os as perspectivas da atividade.
O curso foi realizado em AraƧuaƭ, MG.



Segue o relato de JosuƩ, que participou do curso e apresentou a proposta do Projeto para os futuros Meliponicultores:


Nos dias 09 a 13 de abril de 2019 tivemos a nossa primeira turma do curso de Abelhas sem ferrĆ£o em parceira com o SENAR. Com uma carga horĆ”ria total de 40 horas, o curso foi ministrado pelo instrutor Geilson na cidade de AraƧuaĆ­.

Foi uma semana repleta de informaƧƵes, mas muito proveitosa. Proporcionando aos alunos um conhecimento fundamental para trabalhar com as abelhas sem ferrĆ£o. Da teoria Ć  prĆ”tica tratando de diversos assuntos como: diferenƧa entre as espĆ©cies, estrutura das colmĆ©ias, confecĆ§Ć£o de iscas para captura de enxames, caixas racionais, extraĆ§Ć£o de mel, comercializaĆ§Ć£o...


Dentre os alunos, alguns jĆ” tinham tido contato ou mesmo jĆ” trabalham com as abelhas sem ferrĆ£o e outros apenas conheciam, assim como a maioria das pessoas no Vale do Jequitinhonha.


Pude notar o quĆ£o importante foram esses dias de capacitaĆ§Ć£o para cada um do integrantes, inclusive para mim que fiz parte dessa turma tambĆ©m. AtĆ© mesmo aqueles que jĆ” tinham uma certa experiĆŖncia puderam absorver muito conhecimento. 
Assim tambĆ©m proporcionando uma troca de experiĆŖncias muito edificante e saudĆ”vel ao grupo.

Deixo aqui meu agradecimento aos nossos parceiros: Luiz Rodolfo, Geilson e Farley do SENAR AraƧuaƭ.


Veja tambƩm o artigo do SENAR sobre o acontecimento abaixo:
http://www.faemg.org.br/Noticia.aspx?Code=18345&Portal=3&PortalNews=3&ParentCode=103&ParentPath=None&ContentVersion=R&fbclid=IwAR1j3b_3jQPuxlfeoweHLG_lZruPKg2lfDH6Ukkcw_muuRd5zJrZc1x1VH8