🔎 Pólen e Polinização 🌸




Pólen e Polinização


Pólen:

🔸  É a estrutura masculina de reprodução das plantas.

São minúsculos grãos produzidos nos órgãos masculinos da flor, que, juntos, parecem um pó de diferentes cores (geralmente amarelados), a depender da planta que lhe deu origem.



🔎 No interior de cada grão há estruturas e substâncias diversas (substâncias de reserva fundamentalmente água, aminoácidos e carboidratos), mas principalmente sob o aspecto genético 2 gametas masculinos (ou seja, 2 núcleos cada um dos quais contém os cromossomos que constituem a parte masculina da herança genética).  
Samora ou saburá: É o pólen colhido e transportado pelas abelhas para a sua colmeia e ali depositado em potes de cerume. Istoé, o polem já trabalhado, modificado, armazenado e depois utilizado pelas abelhas.




Polonização:

🔸  É o transporte do pólen, do local onde ele é produzido – ou seja, dos órgãos masculinos da flor – para a parte feminina da flor. Esse transporte pode ser feito, naturalmente, pelo vento, pela água e também por animais, como insetos e principalmente as abelhas.

🔎 Ao ser deixado ali, no estigma, o grão de polem germina, formando um tubo polínico que se estende através do estilo (parte do pistilo) até um saco embrionário. Este faz parte de um óvulo, por sua vez localizado num ovário.
Assim, os gametas masculinos, através do tubo polínico alcançam um saco embrionário e ali um deles se une à a um gameta feminino (oosfera).
A fusão desses 2 gametas produz um zigoto. Trata-se de um novo indivíduo, cuja vida se inicia e vai dar origem a uma semente, num fruto. Depois um animal come o fruto, defeca, a semente germina no solo, a plantinha cresce e se transforma numa árvore, ou num arbusto ou num vegetal herbáceo.

E prossegue o ciclo maravilhoso da vida.


Como as abelhas fazem a polinização:
  🔸 Ao pousar de flor em flor em busca de alimento, o pólen gruda facilmente nos pelos das abelhas e são assim transportados.
  🔸 As abelhas dependem essencialmente de néctar e do pólen como fonte de alimento. O pólen é uma fonte de proteínas, as quais são basicamente formadas por aminoácidos.
🔎 Transportam o pólen nas corbículas das tíbias das patas traseiras. Essas tíbias possuem uma expansão algo encurvada, chamada corbícula, ledeada por pelos grandes.
As patas retiram os grãos de pólen que estão em várias partes do corpo presos aos pelos. Em seguida ajeitam esse pólen nas corbículas, para facilitar seu transporte.






JATAÍ – A especialista

TÉCNICA: primeiro removem o pólen das anteras das flores, usando as patas dianteiras. Depois, concentram o pólen na parte vertical do tórax. Em seguida, o pólen é retirado desse depósito provisório e passado para as corbículas das patas traseiras (Nogueira-Neto, 1957 p.880).
💪 EFICIÊNCIA: A Jataí, se comparada a outras ASF tem uma maior capacidade para transportar cargas de pólen em relação ao peso do seu próprio corpo.
🤝 FIDELIDADE: mostram fidelidade muito alta (97%) das abelhas campeiras ao mesmo tipo de flores, durante cada incursão forrageira. Assim, há uma tendência a não misturar pólens diferentes, tendência que é eficiente para fins de polinização.
👐 HIGIENE: É uma das abelhas mais limpas que existem “A meu ver a abelha mais limpa de todas. Em 50 anos de observações nunca a vi agir de modo sanitariamente indesejável...” (Nogueira-Neto).
Algumas abelhas sem ferrão coletam excrementos de animais vertebrados, para usá-los em certas estruturas de seus ninhos.